domingo, 5 de maio de 2013

Escrita Criativa


Escrita Criativa

Os Cursos de Escrita Criativa ou Workshops estão na moda. 


Nunca frequentei nenhum desses cursos ou workshops portanto não poderei opinar sobre a sua eficácia; imagino que serão úteis a quem faça da escrita profissão.

Serei certamente criticada ao dizer que não aprecio muito os textos literários pela sua densidade, muito apesar de lhes reconhecer a sua grande riqueza e importância para a cultura literária, mas é a minha opinião e preferência, apenas isso. Sempre que posso opto pela leitura de um texto de escrita criativa pela sua leveza.

Não sei onde se enquadrará a minha escrita, mas na verdade gosto de escrever de forma fluída seguindo apenas as regras básicas gramaticais e de pontuação. Quanto ao resto, sigo o que o meu cérebro me vai ditando no momento, e isso pode ser muito influenciado por diversos factores que apesar de serem externos, me podem dominar quase que avassaladoramente o estado de espírito que dirige o meu pensamento “escritor”.  

Comecei a sentir o gosto pela escrita por volta dos 15 anos quando me foi oferecido um daqueles diários todo bonitinho com fechadura e chave dourada. Não sei o que terá acontecido a esse diário, e nem escrevi muito nele, mas creio que serviu para despertar a curiosidade.

Escrevi imenso para a gaveta, com as mudanças, muitos dos meus textos, amarelecidos com o tempo, andarão espalhados por algumas arrecadações.

Um dia, decidi enviar um poema para a Revista Evasões, já lá vão uns bons pares de anos e achei engraçado terem publicado o dito.

Passados alguns anos, mais concretamente em 2008, iniciei-me aqui neste blog inserindo alguns dos escritos que tinha já guardado em computador, alguns desde 2002 creio eu.

Comecei a achar muita graça ao verificar que me liam desde a Rússia, à China, à India e aos Estados Unidos. Curiosamente, ainda hoje, mais de metade dos meus leitores são dos Estados Unidos da América.

Achei interessante ouvir um poema meu ser recitado por alguém num auditório, num evento público, e penso que foi aí que pensei que não devia parar.

Vou pois continuar a fazê-lo com duas convicções, (1) sem qualquer tipo de pretensão sobre a qualidade da escrita, e (2) fazer algo que me dá muito gosto ao mesmo tempo que o posso continuar a partilhar com pessoas tão distantes mas separadas apenas por um clique.

Um grande bem-haja a todos os que me seguem.

Gina
5.5.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não deixe de partilhar a sua opinião, é sempre agradável saber o que pensa sobre o que leu. Obrigada :)